PostImage OQueeoCanyoningeasSuasVantagensParaaSaude Manyellow 560x416 - O Que é o Canyoning e as Suas Vantagens Para a Saúde

Se está à procura de um novo desporto rico em emoções fortes e também com um contacto muito próximo da natureza, este pode ser exatamente o que está à procura.
Saiba mais em que consiste o canyoning e quais as vantagens para a sua saúde.

O Que é o Canyoning

Canyoning é um desporto que consiste na exploração de canyons (penhascos) e rios, descendo-os por meio de quedas de água, em áreas montanhosas, com o auxílio de várias técnicas e equipamentos. É um desporto para quem gosta de aventura, praticado por pessoas de todas as idades em diversos pontos do mundo, existindo algumas opções em Portugal.

Adrenalina ao máximo

Este é um desporto radical que proporciona muita adrenalina. Os canyoners descem desfiladeiros cheios de água nadando em poças de rochas, descendo e escalando as rochas e outros elementos únicos da paisagem. Este passatempo combina elementos de diferentes atividades ao ar livre, incluindo caminhada, rapel, scrambling, bouldering, saltos de penhascos e cascata, natação, e requer conhecimento do local e habilidades de manipulação de cordas para ser feito com segurança.

Trata-se de uma atividade que leva quase sempre a descobertas fantásticas, paisagens lindíssimas e recantos de cortar a respiração, ao mesmo tempo que desfruta de quedas de água refrescantes. Um dos princípios do canyoning é o respeito pela natureza, de modo a que se deixe o local explorado intacto após a prática desportiva.

Relativamente recente na Europa

Este desporto surgiu no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha. O desporto em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que este país tem diversos rios que possibilitam esta prática desportiva. Os percursos de canyoning mais interessantes localizam-se nas serras do Gerês, Alvão, Arada e Freita, e na ilha da Madeira.

Contudo, os mais frequentados não são necessariamente os mais espetaculares, já que a maioria dos praticantes recorre a circuitos comerciais que privilegiam a acessibilidade e o baixo risco. Entre os cursos de água em que se pratica canyoning destacam-se os rios Âncora, o Caima, Conho, Fafião, Teixeira, Frades, Vez, ribeira da Teja, ribeira de Ribatua.

É um desporto considerado perigoso, pelo que é necessário ter um bom condicionamento físico, é importante que se tenha aulas com um instrutor e ter materiais adequados para que tudo corra pelo melhor. Além disso, tenha em conta estas dicas:

  • Sempre acompanhado de amigos – Nunca faça canyoning sozinho, um deslize ou torção do tornozelo pode deixá-lo encalhado.
  • Hipotermia – Se fica sentado em água fria por muito tempo, a hipotermia pode ser um risco real. É por isso que os praticantes deste desporto usam roupas de mergulho e prestam atenção aos seus corpos e aos corpos dos seus companheiros.
  • Saiba onde está – Traga um GPS ou mapa e certifique-se de seguir o seu guia para que não se perca.
  • Nível de energia – Depois de ter entrado num penhasco, muitas vezes só poderá sair completando a sua viagem pelo curso de água, então tenha certeza que terá a energia e força para seguir em frente. É uma boa ideia levar alguns lanches extra para a viagem e fazer pausas quando precisar delas, para que dê 100% a cada etapa da sua descida, pois perder a concentração a qualquer momento pode levar a acidentes sérios.
  • Enchentes – Pode não estar a chover no local onde está, mas se estiver a chover a alguns quilómetros de distância, as águas podem aumentar e criar correntes rápidas, levando a uma situação potencialmente perigosa.

Quais os materiais necessários para praticar canyoning

Os materiais necessários para a prática de canyoning incluem: corda estática, um arnês, um descensor do tipo 8, cabo de segurança, mosquetões de diversos tipos, roupa térmica, capacete e luvas próprias. Estes materiais permitem que se desça em rappel pelo canyon ou queda de água, praticando canyoning em segurança. Outros materiais que podem ser utilizados são: uma mochila, calçado aderente, fitas, anéis de fita, cordas elásticas, outros tipos de descendores, travões, um kit de primeiros socorros, roldanas, proteções para as cordas, lanternas, entre outros materiais que podem ser considerados opcionais.

Vantagens para a saúde

– Ao praticar de forma regular, o canyoning favorece a resistência aeróbica e trabalha todos os músculos do corpo, principalmente os da parte superior. O praticante desenvolve força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora.

– Sabemos que a saúde engloba tanto a dimensão física como psicológica. A nível psicológico, a adrenalina que este desporto proporciona é bastante positiva para se sentir energético e com força para enfrentar a vida. Mas não é só isto que se alcança com o canyoning.

– O grupo, através deste desporto, desenvolve espírito de equipa, responsabilidade, autoconfiança, liderança e organização, aspetos que são aplicados na prática da atividade. Através dos obstáculos que vão surgindo, o grupo terá maiores capacidades a nível de paciência, comunicação, gestão de risco e tempo.

– O facto de ser uma atividade tão próxima da natureza trás, por si só, benefícios para a saúde. Afastar-se um pouco do mundo “tecnológico” a que estamos tão presos atualmente, da pressão do dia-a-dia, e voltar às origens da natureza, pode fazer muito bem à saúde do seu cérebro e resto do corpo. No Canyoning, está a interagir diretamente e de forma muito próxima com a natureza – água, terra, ar e sol – e com o seu grupo, o que aumenta ainda mais estes benefícios, tais como: diminuição do stress, relaxamento, bom humor, energia, melhor circulação sanguínea, saúde mental, felicidade, criatividade.

– Sabe-se que os desportos de aventura, que têm em comum um grau de risco, incerteza e autodescoberta, fazem com que as pessoas aprendam a ter maior autoconfiança, melhor trabalho em equipa e sair da zona de conforto. Estes elementos podem resultar em mais saúde, autoestima e confiança que se traduz em todos os aspetos da vida.

– Quando as pessoas experimentam novas atividades podem perceber coisas sobre si mesmas que não conheciam. Uma ótima maneira promover uma atitude positiva e autoconfiança é sair da sua zona de conforto, às vezes a única maneira de ir fundo o suficiente para se libertar de pensamentos negativos. Seja feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *