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O boulder é uma das modalidades da escalada em rocha, em que se escala pequenos blocos de pedras com até 6 metros de altura, sem o uso dos equipamentos de segurança convencionais como cordas e mosquetões. Os movimentos para realizar o boulder são geralmente de grande dificuldade técnica e exigem força física.

Estas escaladas podem ser realizadas ao ar livre, em pedras e rochedos apropriados, ou em ambientes fechados com paredes de escalada artificiais. O boulder é uma excelente maneira de os iniciantes aprenderem técnicas básicas de escalada.

Quer iniciar-se neste desporto? Então conheça algumas dicas fundamentais.

Materiais necessários

Para a prática de boulder são necessários:

  • Sapatos de escalada – compre um par de qualidade numa loja desportiva. Tenha atenção ao tamanho ser o correto para os seus pés, devendo ficar justo. Não compre sem experimentar.
  • Carbonato de magnésio, para as mãos – fundamental, serve para secar o suor das mãos e evitar que escorregue.
  • Crash pad / tapete acolchoado
  • Segurança de corpo (spot)
  • Capacete, se escalar ao ar livre

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Segurança

Esta é uma atividade de alto risco, por isso procure fazer tudo ao seu alcance para evitar lesões. É necessário que desenvolva bem as técnicas para saber quando avançar e quando recuar.

A escalada boulder normalmente é realizada em alturas inferiores a 6 metros e envolve o uso de tapetes acolchoados para amortecer quedas. Isto pode criar uma falsa sensação de segurança, mas deve-se lembrar de que um salto de quatro metros ainda pode causar fraturas graves nos tornozelos. Além disso, pode bater os joelhos numa pedra durante a queda, o que pode causar um deslocamento de rótula e a recuperação desses ferimentos pode levar meses. Por isso, não salte, mas desça utilizando as mãos e os pés.

O boulder não utiliza cordas, então esteja ciente de que cairá bastante ao praticar “problemas” (o termo para as vias/rotas no boulder) mais complicados. Mesmo que não caia de grandes alturas, provavelmente cairá repentinamente, então é importante manter um tapete acolchoado debaixo de si durante todo o tempo e um segurança de corpo.

Caso precise de saltar, caia de pé com os joelhos dobrados (para absorver o impacto) e role para o lado, se necessário. Esteja sempre acompanhado de um segurança de corpo – alguém que possa amortecer a queda e levá-lo para o tapete acolchoado, protegendo sua cabeça no processo. Esta pessoa é importante porque muitas vezes acontece o escalador cair numa má posição e, mesmo em cima do tapete acolchoado, pode aleijar-se.

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Aquecimento

Faça sempre um aquecimento antes da escalada. O boulder coloca uma enorme quantidade de stress no seu corpo, particularmente nos seus tendões. Siga as três fases cruciais para qualquer aquecimento de escalada:

  • Aumente a frequência cardíaca e a temperatura corporal, por exemplo, caminhando rapidamente, correndo ou pedalando por dez minutos ou saltando por cinco minutos.
  • Em seguida, faça alguns alongamentos para relaxar os músculos, as articulações e os tendões. Concentre-se na parte superior do corpo alongando os dedos, os pulsos, os cotovelos, os ombros, o pescoço e as costas, mas não se esqueça de alongar as pernas, as ancas e os tornozelos.
  • Comece a escalar, começando do nível mais fácil e progredindo lentamente para o nível seguinte. Escolha primeiro problemas simples que sabe ser capaz de realizar, pois isto habitua o corpo aos movimentos e ajuda-o a entrar no clima da escalada.

Técnicas básicas

Algumas técnicas fundamentais aplicam-se a qualquer estilo de escalada, quer esteja a fazer bouldering ou a escalar com uma corda. Coloque sempre o dedo grande do pé – ou um dos lados do seu sapato perto do dedo grande – nos apoios, em vez do peito do pé. Mantenha os braços esticados sempre que possível e use-os para equilibrar e apoiar a maior parte do peso do corpo nos pés e nas pernas. Mantenha as ancas o mais próximo possível da parede, isto facilita o apoio para a parte inferior do corpo, o que, por sua vez, guarda a força da parte superior do corpo para movimentos mais difíceis.

Movimento do corpo

Posicionar os pés de uma forma silenciosa e precisa é a marca de um escalador experiente em qualquer estilo. Pratique a colocação dos seus pés deliberadamente enquanto trabalha cada problema. Além disso, pratique a troca de peso entre os pés e desloque o peso do corpo da forma mais fluida possível enquanto segura a parede. Os movimentos suaves facilitam a manutenção do seu equilíbrio, e deve habituar-se a estes para depois continuar num nível mais difícil de problemas. Acima de tudo, lembre-se de relaxar e respirar, só isso pode fazer com que suas habilidades de boulder melhorem bastante.

Dicas para aprender boulder

Para iniciantes, é aconselhado escalar três dias por semana para desenvolver habilidades técnicas e mentais essenciais e aderir a um ginásio de escalada, para cumprir essa meta. Tenha uma formação complementar com exercícios básicos de peso do corpo, como pull-ups, push-ups, quedas, formação básica e treino aeróbico.

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