O rafting é um desporto de aventura que consiste na prática de descida de rios de águas bravas, utilizando barcos insufláveis e equipamentos de segurança. Ao longo da descida vão-se ultrapassando os obstáculos naturais do rio, como estreitos, remoinhos e rochas.

Em Portugal, o rafting pode ser praticado em diversos rios. Quase todos têm nível de água desde o Outono até a Primavera, apenas no Rio Minho pode ser praticado todo o ano.

Saiba 10 razões para experimentar já este desporto radical!

Adrenalina

O rafting proporciona uma incrível adrenalina que mistura a emoção da água perigosa com a da camaradagem. A ação de atravessar as ondas, ser atirado no ar e ficar em pé de igualdade com a natureza, faz com que a sua adrenalina flua e se sinta realmente vivo. Como sabemos, o movimento é a própria vida, enquanto a estagnação é a morte. Dificilmente obtemos esta adrenalina no nosso dia-a-dia, mas neste desporto é o que não falta.

Exercício

Qual a melhor maneira de se exercitar do que divertir-se ao mesmo tempo? Quando está a praticar rafting, há momentos em que está a remar intensamente para garantir que o seu bote siga o caminho certo por uma parte do rio, ou quando precisa de evitar algum obstáculo. Desta forma está a esculpir os seus braços e aumentar a sua força.

Para além de que todo o tempo em que está na jangada está continuamente a manter-se equilibrado e centrado, o que fortalece o tronco e as pernas. Estas são algumas das razões pelas quais no final de um longo dia de rafting, geralmente os praticantes estão fisicamente exaustos.

Este esforço físico ajudará a fortalecer o seu sistema cardiovascular e a que tenha um estilo de vida mais saudável.

Ar livre

Durante o seu dia-a-dia, contacta com o exterior e a natureza? A maior parte das pessoas não, mas quase todas gostam quando o fazem. A sensação dos salpicos da água por baixo de um sol quente, da brisa na sua pele, secando-a, do cheiro da natureza a entrar nas suas narinas… Tudo isto são sensações insubstituíveis, que fazem com que sinta um bem-estar indescritível quando está no meio da natureza.

Convívio

Quando está com vários amigos ou familiares, todos equipados dentro de um bote, pode imaginar que serão momentos bem passados e diferentes do habitual. Também são momentos que dificilmente serão esquecidos das memórias de quem lá esteve, por todas as emoções que provocam. Irá certamente lembrar-se destas viagens e de outras como estas no futuro. Por isso, esta é uma boa atividade para fugir da rotina do dia-a-dia e arranjar um tempo divertido junto de quem mais gosta.

Além disso, ao participar numa atividade em equipa, pratica habilidades sociais importantes que podem traduzir-se em muitas outras áreas de sua vida, incluindo no local de trabalho e relacionamentos pessoais.

Ajuda a libertar o stress

Uma das melhores razões para experimentar este desporto radical é que o rafting ajuda a libertar o stress. Pode ser stress do trabalho, stress da vida em casa, stress de responsabilidades ou de qualquer outra coisa que tende a acumular-se ao longo do tempo.

Quando está no rio, todas as suas tensões e preocupações do quotidiano irão dissipar-se com as ondas a bater na jangada, deixando-o num estado aliviado e feliz quando acabar a aventura. Também a dose saudável de ar puro, luz quente do sol e pessoas amigas certamente o deixarão de bom humor, que levará consigo por vários dias ou semanas.

Aumenta a autoestima

Não há nada como terminar um rafting intenso para aumentar a sua autoestima. Há qualquer coisa nesta atividade que lhe dá uma sensação imbatível de realização, por um bom motivo.

Mesmo que o percurso em si não seja difícil, é uma experiência que provavelmente não tem todos os dias. Portanto, quando você completar com sucesso o rafting, pode sentir-se orgulhoso por ter alcançado algo fora da sua zona de conforto e ter ganho um novo conjunto de habilidades ao longo do caminho. Isso só por si merece ser celebrado e merece estar feliz com isso.

Diversão

O rafting é simplesmente divertido, em todos os sentidos da palavra. Raramente passará um momento em que não se esteja a divertir, razão pela qual muitas pessoas fazem viagens anuais de rafting. Este desporto preenche tantos desejos e experiências que queremos ter, que não há motivo para não o fazer. Se está à procura de uma maneira de se divertir, tenha a iniciativa, planeie uma viagem e vá para o rio. Certamente é algo que vai querer repetir.

Aprender

Muitas pessoas gostam do conhecimento e querem sempre aprender mais. E quando se trata de conhecer o ambiente à volta e tudo o que ele abrange, os guias de rafting são frequentemente especialistas. Eles conhecem histórias locais, conhecem o comportamento dos animais e do clima, sabem quase tudo o que há para conhecer sobre a área que guiam. Assim, é fácil aprender muito sobre determinados assuntos que, de outra forma, nunca saberia.

Melhor noite de sono

Os praticantes sabem por experiência própria que um dia de rafting faz com que seja fácil adormecer à noite. E quando tem uma boa noite de sono, a sua mente consegue descansar e fazer conexões sobre o que aprendeu durante o dia, o que ajuda a aumentar a sua inteligência. Além disso, dormir proporciona tempo ao seu cérebro para equilibrar as hormonas e substâncias químicas que afetam o seu humor e outras atividades mentais.

Experiência única

Há muito nesta vida para experimentar, e há muito nesta vida que deve experienciar. Não veja só a vida a passar, sem tentar o maior número de experiências. Só se vive uma vez e tem de se aproveitar ao máximo esse tempo limitado. A prova de que o rafting é um desporto realmente interessante é o seu grande número de praticantes. Este é uma atividade emocionante, agradável, memorável e vale a pena cada segundo gasto. Mas o melhor é descobrir por si próprio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *