PostImage 7FactosSobreoMonteVinsonQueNemTodosSabem Faraway 560x416 - 7 Factos Sobre o Monte Vinson Que Nem Todos Sabem

O monte Vinson, com uma altitude de 4892m, é o ponto culminante do continente Antártico, sendo um dos “Sete Cumes“- uma das sete montanhas mais altas de cada continente. Porém, este é o mais remoto, mais caro e mais frio dos Sete Cumes para escalar.

Situa-se no maciço que faz parte do Sentinel Range, um dos ramos da cordilheira Ellsworth, no sul da Península Antártida.

Vamos conhecer 7 factos interessantes sobre o monte Vinson.

Atividade extremamente árdua

São excursões extremamente extenuantes, as expedições de ski e escalada nos cantos mais remotos da Antártida, onde a altitude fisiológica é elevada por muitos dias seguidos e as temperaturas podem cair abaixo de –40 ° C, com forte vento frio e tempestades. Devido à localização do Monte Vinson, a 600 milhas do Pólo Sul, a pressão de oxigênio em altitudes polares é significativamente menor que nas regiões equatoriais.

Ao escalar o Monte Vinson, os alpinistas estão ativos 8-12 horas por dia, transportando cargas pesadas por muitos dias seguidos. Precisam de ter a capacidade física para percorrer distâncias diariamente e a resistência mental para continuar em condições extremas e cansaço. São necessárias habilidades técnicas, altos níveis de força e condicionamento aeróbico, e dedicação a um programa de treino pré-viagem.

PostImage 7FactosSobreoMonteVinsonQueNemTodosSabem - 7 Factos Sobre o Monte Vinson Que Nem Todos Sabem

24h de sol

Na temporada de verão, de novembro a janeiro, há 24 horas por dia de luz solar no Monte Vinson, o que deve ajudar qualquer um a tentar a escalada até o cume. Mas a baixa temperatura média no verão, de -30°C, continua a dificultar a tarefa. Já no inverno, a região Antártica passa por seis meses de completa escuridão.

O seu nome

O maciço de Vinson recebeu o nome do congressista americano Carl G. Vinson devido ao facto de este ter apoiado o financiamento e persuadido o governo dos Estados Unidos a promover uma expedição ao continente Antártico em meados do século XX.

Contudo, durante muitos anos não havia um nome específico para o monte. Apenas em 2006, resultado de várias expedições de escaladas e mapeamento de GPS na Sentinel Range, foi sugerido na U.S. Geological Survey que o nome Monte Vinson fosse usado para o pico mais alto do Maciço Vinson.

Primeira escalada

As primeiras pessoas a chegar ao topo do Monte Vinson, em 1966, eram americanas.

Foi o último dos Sete Cumes a ser escalado devido à sua distância e descoberta tardia. A American Antarctic Mountaineering Expedition permaneceu na área de Vinson por 40 dias em 1966-1967. A expedição científica e de escalada, patrocinada pelo American Alpine Club e pela National Geographic Society, foi liderada por Nicholas Clinch e incluiu muitos alpinistas americanos proeminentes.

PostImage 7FactosSobreoMonteVinsonQueNemTodosSabem WhiteMountain - 7 Factos Sobre o Monte Vinson Que Nem Todos Sabem

Um deserto branco

O interior da Antártida tem um clima predominantemente estável, frio e seco, mas propenso a mudanças devido aos ventos fortes. Não há praticamente queda de neve na área, conferindo-lhe o título de deserto mais frio do mundo. A precipitação média registada é inferior a 2,5cm por ano e em algumas regiões do interior acredita-se que nenhuma chuva tenha caído em dois milhões de anos!

Custo de Escalar o Monte

O pico do Monte Vinson recebeu considerável atenção nos círculos de montanhismo, tendo sido recebido muito financiamento para estudar a área. Muitas empresas oferecem visitas guiadas, ajudando-o a subir o cume com sucesso. O custo da viagem é de cerca de 25.000 a 43.000 euros por pessoa, incluindo o transporte do Chile para a Antártida. O custo de subir este monte é tão alto apenas devido à logística de entrar e sair da Antártida.

Temperaturas muito negativas

Durante o verão Antártico, nos meses de novembro a janeiro, é a única altura do ano em que este maciço pode ser acedido e explorado. Nestes meses as temperaturas chegam a cerca de -30 graus. O vento, combinado com a temperatura do ar frio, resulta em temperaturas brutalmente baixas, sendo a maior ameaça dos alpinistas. Estes devem-se preparar para temperaturas extremas abaixo de -40ºC e fortes tempestades do Monte Vinson.

Em julho de 1983, a temperatura mais baixa registada no cume do monte foram uns impressionantes 89 graus Celsius negativos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *